Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

“Cinema, Sociologia e Política” debate filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Data de publicação  21/10/2015, 17:30
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Reprodução

Reprodução

O projeto de extensão “Cinema, Sociologia e Política”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, nesta sexta-feira (23), às 14h30, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Sinopse

Deus e o diabo na terra do sol é um filme brasileiro de 1964, do gênero drama, dirigido por Glauber Rocha e considerado um marco do cinema novo. A personagem Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente, Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Cinema, Sociologia e Poltíica, coordenado pelo professor Sebastião André Alves, tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, enquadra-se no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Categorias