Seminário tem palestra sobre “Mulheres na luta Armada em Angola”, nesta quarta-feira (28), no Malês

Data de publicação  23/10/2015, 14:05

unnamed

Acontece nesta quarta-feira (28), às 14h, no auditório do Campus dos Malês, o III Seminário de Pesquisa Nyemba. Nesta edição, a palestra com o tema “Mulheres na luta Armada em Angola” será ministrada pela professora Margarida Paredes.

O Grupo de Estudos e Pesquisa: Processos Sociais, Memórias e Narrativas entre Brasil e África – Nyemba – que significa semear, é coordenado pela professora Cristiane Santos Souza. O grupo busca seguir o que seu nome orienta, semear mais informações, questões e ideias acerca dos processos históricos e sociais que constituem as memórias e identidades que aproximam os diferentes contextos do Brasil e do continente africano, contribuindo para a construção de novas narrativas sobre as proximidades históricas, assim como contribuir para compreender e diminuir os distanciamentos. Dentre as ações do grupo, os seminários de pesquisa são atividades abertas, de aproximação de pesquisas em diferentes contextos no Brasil e nos países africanos, em especial os parceiros da universidade.

Sobre Margarida Paredes:

Margarida_Paredes_Livre

É licenciada em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras de Lisboa, obteve o grau de Doutora em Antropologia pelo ISCTE‐IUL com a tese “Mulheres na Luta Armada em Angola: Memória, Cultura e Emancipação”. No pós-doutoramento, pesquisa as “Mulheres Afrodescendentes da Polícia Militar em Salvador” e desenvolve uma linha de pesquisa sobre Masculinidades Femininas no Campo Militar. É pesquisadora pós-doc na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autora de um dos primeiros romances pós-coloniais da Literatura Portuguesa, “O Tibete de África”, editado em Portugal e em Angola.