Estudantes de Administração Pública se mobilizam por proposta “Mais gestores públicos”

Data de publicação  28/10/2015, 17:18
Divulgação.

Os estudantes de Administração Pública da Unilab, junto com o coletivo de discentes e egressos do Campo de Públicas de todo o Brasil, estão se mobilizando pela votação, no Portal Dialoga Brasil, da proposta “Mais gestores públicos: uma proposta de aumento da capacidade estatal nos municípios brasileiros”. A votação ocorre até o próximo sábado (31). Veja a proposta neste link.

O programa Mais Gestores Públicos é uma proposta de política pública que se baseia na premissa da necessidade do aumento da capacidade estatal nos municípios brasileiros como uma alternativa para a promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de sua população.

A proposta objetiva disseminar, a princípio, egressos dos cursos do campo de públicas de todo o país nos mais diversos municípios brasileiros, principalmente os que estejam imersos em contexto de maior vulnerabilidade social, de maneira que os profissionais selecionados possam, de acordo com as necessidades específicas dos municípios participantes, pactuar e promover planos de governo locais, assim como de demais instrumentos da gestão pública.

Através do seu Comitê Gestor, a proposta irá selecionar municípios condizentes aos fatores propostos, bem como gestores públicos de todo o Brasil por processos seletivos que visem identificar aqueles com maior potencial de contribuição com o programa. É importante que o Comitê Gestor tenha próximo de si, no seu dia-a-dia, pessoas com conhecimentos referentes ao campo de públicas. Além disso, destaca-se a necessidade da existência de uma Comissão Mentora, formada por acadêmicos e profissionais experientes do campo, de modo que sejam capazes de orientar e acompanhar os gestores selecionados – enquanto estes estiverem alocados, auxiliando no desenvolvimento técnico, político e pessoal. Essa Comissão Mentora também poderá ter um papel na divulgação do projeto para demais atores da comunidade acadêmica e política e na ajuda da alocação do profissional após o término do programa.

Portal Dialoga Brasil

O Governo Federal possui uma Plataforma chamada Dialoga Brasil, onde é possível contribuir com propostas ou ideias que façam a diferença para o Brasil. É só contar no Dialoga Brasil, a Plataforma Digital feita para você dialogar com o governo. Nela, você conhece os Programas do Governo Federal, faz propostas e apoia outras ideias. Sua proposta será apoiada por outros participantes e você pode acompanhar o resultado da votação. O Governo Federal vai responder as propostas mais apoiadas e a sua pode se tornar realidade.