Estudantes realizam I Conferência Livre, com o título “Vozes da Diáspora, Vozes do Maciço em Movimento”

Data de publicação  28/10/2015, 18:26

conferencia livreNo próximo sábado (31), os estudantes da Unilab, por meio dos centros acadêmicos (Cacim, Caene e Cabhu) e de associações de estudantes estrangeiros, realizam a I Conferência Livre da Juventude da Unilab, intitulada “Vozes da Diáspora, Vozes do Maciço em Movimento”. O evento ocorre no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, e contra com o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão ELOSS – Educação e Cooperação Sul – e do Projeto de Extensão Universidade Popular de Movimentos Sociais (UPMS).

A programação será de 8h30 às 16h, com mesa redonda, grupos de trabalho e plenária. Há garantia de almoço aos inscritos, que necessariamente devem ser estudantes matriculados na Unilab. Haverá ainda sorteio de alguns brindes, assim como será assegurado certificado aos participantes. Para tanto, é necessário efetuar a pré-inscrição neste link.

A I Conferência Livre de Juventude da Unilab, lançada em agosto com a presença do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e do coordenador estadual de Juventude do Ceará, David Barros, entre outras lideranças, está vinculada à 3ª Conferência Nacional de Juventude, que esse ano tem como tema “As várias formas de mudar o Brasil”.

As Conferências Livres são uma inovação dessa 3ª Conferência Nacional de Juventude e têm caráter mobilizador e propositivo, podem ser promovidas nos mais variados âmbitos da sociedade civil e do Poder Público.

Na Unilab, a Conferência Livre ainda escolherá uma delegação de estudantes estranegiros para participarem da 3ª Conferência Estadual de Juventude do Ceará, a se realizar em Aquiraz.

Para as lideranças estudantis, a Conferência Livre da Unilab é uma oportunidade de aprofundar os temas da Conferência Nacional e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de juventude no Brasil. Nesse sentido, os organizadores entendem as vozes da diáspora como fundamentais para que estudantes internacionais contribuam com seus olhares e experiências de viverem a juventude no Brasil.