Estudantes estrangeiros devem ficar atentos à renovação do visto temporário

Data de publicação  12/11/2015, 17:41

Passaporte

A Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), para assegurar condições de permanência estudantil, orientam e comunicar aos estudantes estrangeiros que fiquem atentos aos períodos de renovação do Visto Temporário de Estudante (VITEM IV). É preciso agendar atendimento na Polícia Federal, com, no mínimo, um mês de antecedência ao vencimento do visto. Se o visto vence em 1º de janeiro de 2016, deve-se estar na Polícia Federal em, no mínimo, 1º de dezembro de 2015.

É importante lembrar que o agendamento tem de ser feito com bastante antecedência. Nos períodos que se aproximam do final do ano, esse serviço é muito solicitado. O estudante pode fazer a agenda em até três meses antes do vencimento do visto.

O não comparecimento no prazo mínimo estabelecido,um mês antes do vencimento do visto, implica em multa diária por atraso. Caso o visto esteja vencido, sem a renovação, não será mais possível renová-lo, obrigando o estudante a retornar ao país de origem para fazer um novo visto.

As pró-reitorias informam ainda que o estudante que se encontra irregular (com visto vencido) corre o risco de inviabilizar a matrícula do trimestre, bem como impedir o acesso aos auxílios oferecidos pela Unilab.

Os estudantes com vistos que se encontram fora do prazo previsto devem procurar imediatamente a Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) para orientações e encaminhamentos das providências necessárias.