Comitiva de São Francisco do Conde-BA visita Campus da Liberdade para conhecer implantação do curso de Medicina no Maciço de Baturité

Data de publicação  18/11/2015, 14:28
Reunião entre comitiva de São Francisco do Conde/BA, reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, e comissão de implantação do curso de Medicina no Ceará. Foto: Assecom/Unilab.

Reunião entre comitiva de São Francisco do Conde/BA, reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, comissão de implantação do curso de Medicina no Ceará, representantes dos municípios do Maciço de Baturité e gestores de saúde. Foto: Assecom/Unilab.

Nesta segunda-feira (16), a comitiva da Secretaria de Saúde de São Francisco do Conde – município baiano onde fica o Campus dos Malês –, esteve no Campus da Liberdade, em Redenção-CE, para trocar experiências acerca da implantação do curso de Medicina da Unilab no Ceará, bem como da gestão de saúde dos municípios do Maciço de Baturité e a experiência de consórcio de saúde.

De São Francisco do Conde integraram a comitiva o secretário de Saúde, Alberto Jorge Mattos, a superintendente da Secretaria, Eleuzina Falcão, e a diretora de Planejamento, Jaciara Prado.

Pela Unilab, participaram do encontro o reitor, Tomaz Mota Santos, os membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina no Ceará, o coordenador de Cooperação Nacional e Internacional da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), Carlos André Moura, representantes da secretaria de Saúde do Estado e dos municípios de Acarape e Redenção, representante da Policlínica de Baturité e da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab).

Durante a troca de experiências ainda no turno da manhã, o reitor atualizou a comitiva sobre a infraestrutura dos campi da Unilab e do que está previsto para o curso de Medicina nos campi do Ceará e da Bahia.

Presidente da Comissão de Implantação do curso no Ceará, a professora Maria Auxiliadora Fechine fez um resgate dos passos da comissão, falou dos desafios da interiorização dos cursos de Medicina e salientou a importância das parcerias com as prefeituras. Ela apontou ainda caminhos que podem ser trilhados em São Francisco do Conde.

Após a reunião inicial, a comitiva de São Francisco do Conde visitou as obras da Unilab e a Policlínica de Baturité. Na terça-feira (17), ocorreu visita à sede da Amab.