Números da II Semana Universitária evidenciam a expansão e consolidação do conhecimento científico na Unilab
Os números da II Semana Universitária, realizada de 12 a 14 de novembro, evidenciam uma expansão e consolidação do conhecimento científico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), nos campis do Ceará e Bahia.
Durante os três dias contou-se com a participação de 1.600 pessoas, entre professores e alunos.
A quantidade de trabalhos aprovados também chama a atenção. Entre resumos expandidos – trabalhos dos programas de bolsas da universidade que apresentavam resultados finais – e resumos simples – trabalhos que apresentam resultados parciais de projetos em andamento – foram aprovados 374 trabalhos acadêmicos, divididos e apresentados da seguinte forma: I Encontro de Pós-Graduação (8); I Encontro de Práticas Docentes e Discentes (31); II Encontro de Educação à Distância (2); II Encontro de Iniciação à Docência (46); III Encontro de Extensão, Arte e Cultura (110); IV Encontro de Iniciação Científica (177).
Dentre os 374 trabalhos apresentados, 43 receberam menção honrosa do comitê de avaliação, conforme descrição abaixo:
III Encontro de Extensão, Arte e Cultura – 7 pôsteres e 6 apresentações orais.
II Encontro de Iniciação a Docência – 2 pôsteres.
I Encontro de Práticas docentes e Discentes – 5 pôsteres e 1 apresentação oral.
IV Encontro de Iniciação científica – 7 pôsteres e 15 apresentações orais.
Ainda como parte da Programação da II Semana Universitária foram realizados nos campi dos Palmares e Liberdade (CE) e Malês (BA): Mesas-redondas (2), mini-cursos (25), Oficinas (3), Palestras (7), totalizando 37 eventos atividades acadêmicas.
Registro:
O Sistema de gerenciamento dos trabalhos, em breve, emitirá os certificados online de participação no evento, para aqueles que se credenciaram. Já os certificados de apresentação de trabalho e os de participação em oficina, palestra, minicurso e mesa-redonda, serão emitidos para aqueles que assinaram as listas de frequência.
Os anais do evento estão em processo de registro e serão disponibilizados tão logo o órgão de cadastro (ISSN) libere a numeração da publicação.
Encontro de Educação à Distância
O advento e consolidação das tecnologias da informação permitiram que as fronteiras do conhecimento fossem sendo pouco a pouco superadas. A sala de aula deixou de ser o espaço exclusivo para a formação acadêmica.
Uma prova dessa revolução em curso deu-se no último dia da II Semana Universitária, sábado (14), no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, onde foi realizado o II Encontro de Educação à Distância, que reuniu os estudantes do curso de Administração Pública, oriundos dos municípios de Piquet Carneiro, Aracati, Limoeiro do Norte e Redenção.
“Esse encontro teve como objetivo reunir, num só momento, os alunos desses polos para que pudessem participar da II Semana Universitária. E também para a gente mostrar que não há diferenças entre a formação presencial e a formação à distância”, explicou a profa. e organizadora do encontro Maria Aparecida da Silva, que é também diretora da DEAAD – Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Unilab.
Àqueles que decidiram pegar a estrada e encarar uma viagem de mais de 4 horas, no caso dos estudantes de Piquet Carneiro, o encontro serviu também como um momento de atualização e adensamento de temas ligados a Administração Pública.
A primeira palestra foi com o prof. do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Áurio Leocádio.
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-USP e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Leocádio discorreu, dentre outros assuntos, sobre a importância da pesquisa na formação acadêmica dos graduandos. “Incentivar a produção discente é algo indiscutível. Isto porque a produção na graduação permiti consolidar os conhecimentos adquiridos e fortalecer a produção científica do curso e, consequentemente, da universidade”, defendeu Leocádio.
Em seguida foi a vez do prof. licenciado do curso de Contabilidade da UFC e atual secretário de Finanças da prefeitura de Aquiraz, Marcus Vinicius, falar sobre as oportunidades e desafios do administrador no ambiente governamental. Com larga experiência prática e teórica no poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, Marcus Vinicius, falou sobre temas contemporâneos como orçamento participativo e o protagonismo do planejamento para a eficiência na administração.
Encerrando a programação houve a apresentação de um grupo teatral de Aquiraz. Com oito anos de estrada e formado por estudantes do município, o grupo usa o teatro como forma de repassar conhecimento.
“Usamos a ferramenta do teatro para apresentar de forma simples e lúdica, temas complexos, como controle de orçamento, educação fiscal etc. Nesse sentido, o teatro é um instrumento importante para transmitir conhecimento”, explicou Marcus Viniciuis. O grupo apresentou uma peça sobre a importância dos estudos para se enfrentar os desafios do concorrido mercado de trabalho.