Projeto de extensão debate filme sobre colonialismo, poder e dominação na Palestina

Data de publicação  27/11/2015, 08:30

Al Nakba

O Projeto de Extensão “Cinema, Sociologia e Política”, vinculado à  Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate, nesta sexta-feira (27), das 14h30 às 17h, no Auditório Administrativo, Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o filme documentário “Al Nakba – Colonialismo, Poder e Dominação na Palestina”,

Sobre o filme:

Al Nakba é uma palavra árabe que significa catástrofe ou desastre e que designa a catástrofe palestina de 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos de seus lares em razão da guerra Civil de 1947 a1948 e da guerra Árabe -Israelense de 1948

Produto de um trabalho inédito de pesquisa rigorosa em arquivos ingleses do período do governo britânico da Palestina (1922-1948), o documentário revela momentos pouco explorados da história palestina, acompanhados de uma reflexão profunda de estudiosos tanto israelenses, como palestinos e ingleses. Aborda, como um todo, o período que vai de 1799 a 1947, denunciando o papel do mandato britânico na colonização da Palestina e a preparação da chamada al nakba, a tragédia do povo palestino.

Sobre o Projeto:

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

O Projeto de Extensão é coordenado pelo prof. Sebastião André Alves.