Projeto Revisa promove a palestra “Texto e gramática: reflexões para o ensino”

Data de publicação  27/11/2015, 08:28

DESTAQUE_Revisão-de-texto

O Projeto Revisa – Formação de Revisores de Textos e Promoção de Laboratórios de Redação nas Escolas Públicas – promove, neste sábado (28), a partir das 9h, no Auditório do Bloco Administrativo, Campus da Liberdade – Redenção/CE, a palestra “Texto e gramática: reflexões para o ensino”, com Márcia Teixeira, profa. da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“O objetivo de minha participação no projeto de extensão Revisa é discutir a relação entre a gramática e a produção de textos, chamando a atenção para a necessidade de, no ensino de língua materna, tratar a gramática de uma língua como importante sistema semiótico de produção de sentidos”, explica a professora.

Para tanto, continua Márcia Teixeira, “início com uma reflexão sobre a superficialidade das descrições e prescrições tradicionais presentes em gramáticas e livros didáticos e, em seguida, procuro demonstrar, por meio de exemplos, que a gramática precisa ser concebida a partir da relação entre forma e função e, de modo produtivo, ser tratada como objeto de observação, reflexão e uso de escolhas linguísticas que estão intrinsecamente relacionadas à produção de sentidos e efeitos.”

Professora da Universidade Federal do Ceará, Márcia Teixeira.

Sobre a palestrante

Márica Teixeira tem Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Aperfeiçoamento em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1990), Especialização em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara-SP (1999), Pós-Doutorado no Instituto de Linguística Teórica e Computacional – ILTEC, em Lisboa/PT (2011). É professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado).