Café com Letras, em parceria com o PET e o PIBID, promove palestra e lançamento do livro Olhos do Tempo

Data de publicação  30/11/2015, 09:29

CAFE-COM-LETRAS-destaque

Acontece nesta quinta-feira (03), no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a partir das 15h30min, um Café com Letras especial com palestra e lançamento de livro de poesia “Olhos do Tempo”, do prof. e palestrante Júlio Araújo.

O evento feito em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), irá debater os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber que iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais.

“A reflexão empreendida nasce de uma pesquisa que realizamos a partir de um programa de extensão chamado Amplinks (ampliando links) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por meio desse programa, assessoramos as escolas na criação de Oficinas de Letramento Digital (OLD) direcionadas a crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas de áreas carentes da cidade de Fortaleza e região Metropolitana”, explica Júlio Araújo.

LIvro Olhos do Tempo de Júlio Araújo

Essas oficinas têm como objetivo principal promover práticas de letramentos por meio da produção de histórias em quadrinhos (HQ), e/ou tirinhas, com o uso de várias ferramentas digitais, entre elas a Pixton com a qual ilustra-se a argumentação nesse trabalho. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliados pelos recursos que tais tecnologias oferecem.

Com isso, detalha o palestrante: “os professores deixam de ser os únicos que ocupam o lugar de proponentes de atividades no campo escolar, sendo relevante notar que as narrativas incorporam dados relativos a todos os sujeitos que atuam nesse campo. Os estudantes, livrando-se do medo dos erros ortográficos e da aparente rejeição dos professores ao tema tratado, colocam falas na boca de personagens que, na verdade, são suas. Essas falas, portanto, são deslocadas projetivamente para não serem mais ignoradas ou reprimidas”.

Não será preciso fazer inscrição para participar da palestra e do lançamento do livro. Os assentos no auditório serão preenchidos conforme a ordem de chegada. Os participantes receberão certificados como Atividade de Extensão.

Prof. e palestrante Júlio Araújo

Sobre o palestrante:

Júlio Araújo é Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros discursivos digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014.