Seminário debate atividades com os países da CPLP e interações Funceme-Unilab

Data de publicação  30/11/2015, 15:46
O pesquisador e professor Adilson Wagner Gandu. Acervo pessoal.

O professor e pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Adilson Wagner Gandu, ministra seminário no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, nesta quinta-feira (3), às 10h, no auditório do bloco administrativo.

O seminário apresenta as atividades realizadas pelo palestrante junto aos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 2007 até 2014, quando ainda era professor no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP. Os trabalhos foram basicamente ligados ao ensino, com treinamento e capacitação de pessoas envolvidas na previsão do tempo e questões ambientais, tais como eventos extremos de cheias e secas, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique. A partir da constatação de algumas questões ambientais relevantes nesses países, são apresentadas possíveis linhas de atuação conjunta, entre os professores e alunos da UNILAB e os técnicos e pesquisadores da Funceme.

Sobre o pesquisador

Graduado em Física pelo Instituto de Física da USP (1979), mestre (1984) e doutor (1993) em “meteorologia” pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Entre 1982 e 1986 foi professor na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da Unesp, e, entre 2005 e 2013, foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, onde ministrou disciplina, orientou alunos de mestrado e participou de Projetos de Pesquisa em estudos amazônicos. Entre 1986 e 2014 foi professor no IAG-USP onde ministrou diversas disciplinas na graduação e na pós-graduação. Ainda no IAG foi Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Pós-graduação (MD) do Departamento de Ciências Atmosféricas, tendo orientado alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e anais de eventos científicos. Atualmente é pesquisador visitante na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos numéricos de previsão de tempo e clima, termodinâmica e dinâmica da atmosfera, meteorologia e climatologia do Nordeste brasileiro e da Amazônia.