Estudante defende primeira monografia do curso de Gestão Pública Municipal

Data de publicação  02/12/2015, 16:20

O estudante Dylhermando (segundo, da esquerda para a direita) e a banca de defesa da monografia. Foto: Unilab.

O estudante Dylhermando José Vieira Ribeiro defendeu, nesta segunda-feira (30), a primeira monografia do curso de Especialização em Gestão Municipal, que teve início em 2014.

A pesquisa se intitula “Implementação do Sistema de Cultura para Municípios: O Caso de Beberibe (CE)” e foi orientada pela professora Vilma Coelho Moreira Faria. A banca foi composta ainda pelos professores Marilia Domigos e Alexandre Lima.

O curso de Especialização em Gestão Municipal tem mais de 200 alunos nas Turmas 2014.1 e 2014.2 em andamento. Como objetivo está a formação de gestores públicos, com o intuito de fomentar a melhoria técnica desses profissionais, que atuarão em prefeituras ou outros entes da federação e, também, nas instituições públicas do Nordeste brasileiro, sobretudo nos estados do Ceará e Bahia, onde a Unilab se localiza.

Sobre a monografia

O estudo analisa a importância da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) para os municípios brasileiros visando o pleno desenvolvimento cultural local e a garantia do bem-estar social. Utiliza-se como recorte espacial o Município de Beberibe, no Estado do Ceará, onde foi feita uma análise geral sobre como Beberibe procedeu com a implementação do SNC no período de 2013 a 2014. Como conclusão do processo de implementação do SNC no Município de Beberibe, constatou-se melhorias significativas na gestão administrativa, financeira e participativa, planejamento de ações e no incentivo à produção cultural local.