Unilab deseja Feliz Natal e faz balanço de ações

Data de publicação  23/12/2015, 15:50

Caros amigos e amigas da comunidade da Unilab,

A equipe do reitorado da Unilab agradece à comunidade acadêmica pela cooperação e fraterna convivência neste ano que se encerra.

Atingidos que fomos pelas circunstâncias desfavoráveis que afetam o conjunto das IFES, tivemos dificuldades e problemas durante o ano, alguns dos quais não foram resolvidos ainda. Entretanto, nossa universidade contabiliza muitos avanços, alguns dos quais merecem ser lembrados:

1) Acadêmicos: colações de grau na Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática e no Bacharelado em Humanidades, aprovação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades e do Mestrado em Enfermagem, ampliação das bolsas de Iniciação Científica e de Extensão, criação de quatro novos cursos de licenciatura em ciências e implantação de um bacharelado e de uma residência em medicina, aprovação de projetos como o Mais Cultura, execução de programas de apoio acadêmico e de mobilidade nacional etc.

2) Estruturais: novos blocos da Unidade dos Palmares, início das obras do bloco acadêmico no Campus dos Malês, entrega de laboratórios didáticos, instalação do data-center, melhorias nas estruturas interna e externa aos campi e à fazenda Piroás, ampliação da velocidade e da cobertura da internet, ampliação do acervo e das instalações da biblioteca.

3) Administrativos: criação da Ouvidoria, aprovação e início da execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, melhor avaliação pelo MEC entre todas as universidades do Nordeste quanto à ausência de restrições contábeis, realização de cursos de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos e discussão da descentralização orçamentária, entre outros.

4) Institucionais: reformas do Estatuto e do Regimento, institucionalização das representações estudantis, reorganização do Consuni e maior publicização de seus atos, discussão com a comunidade acadêmica sobre o regime letivo etc.

Fez-se ainda um trabalho institucional de aproximação com diversos órgãos do poder público, que levou aos convênios com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, visando a atenção à saúde do servidor, e também com a Fundação Osvaldo Cruz, a realização na Unilab da Conferência Regional de Direitos Humanos, entre outras ações concluídas e em planejamento.

Neste momento, gostaríamos de agradecer a cada um dos servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados, sem a dedicação dos quais nada disso teria sido possível. Agradecemos também aos estudantes da Unilab, cujas participação e contribuição são fundamentais para o sucesso das ações.

Respeitando a diversidade cultural e religiosa dos membros da Comunidade da Unilab, desejamos que a alegria e a mensagem de fraternidade do Natal alcancem a todos e a seus familiares e amigos, aqui, como nos países parceiros.

Ao mesmo tempo, fazemos votos que o ano de 2016 seja vivido por nós com dedicação e serenidade para o fortalecimento de nossa universidade no cumprimento de suas missões regionais e internacionais.

No ano de 2016, não abriremos mão do sonho de a Unilab e sua comunidade contribuírem para alcançarmos um mundo mais solidário e justo, fundado nos ideais da paz entre os povos.

Redenção, 23 de dezembro de 2015.

Reitorado da Unilab