Fazenda da Unilab divulga dados de pluviosidade e evaporação

Data de publicação  11/01/2016, 14:42

A equipe da Fazenda Experimental Piroás, da Unilab, divulgou na última sexta-feira (8) os dados de pluviosidade e de evaporação da região onde está inserida. No ano de 2015, a pluviosidade foi de 1228 mm, 24,7% maior que em 2014.

Comparativo mensal da pluviosidade.

Comparativo mensal dos índices de evaporação.

O engenheiro agrônomo responsável pela fazenda, Lourenço Marreiros, explica que as lâminas de chuva foram coletadas a partir de um pluviômetro instalado e os dados de evaporação foram obtidos com o auxílio do Tanque USWB Classe A.

Lourenço destacou que esta é a primeira vez que os dados são coletados durante todo o ano e poderão ser utilizados na condução de experimentos para o manejo da irrigação.

O Ceará tem média de 600 mm de precipitação e a região do Maciço de Baturité é privilegiada neste quesito, com quase o dobro de precipitação.

A Fazenda Piroás fica a 17 quilômetros do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no distrito de Barra Nova, localidade também chamada de Piroás. O equipamento possui área de 33 hectares e atende a atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unilab.

Saiba mais sobre a Fazenda Piroás.