Grupo de pesquisa promove oficina de Paleografia no Arquivo Público do Ceará

Data de publicação  19/01/2016, 16:02
20160115_094520

Estudantes durante oficina de Paleografia. Foto: Unilab.

O Grupo de Pesquisa “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” (CNPq/Unilab) promoveu oficina de Paleografia (estudo de formas antigas de escrita) na sede do Arquivo Público do Ceará (APEC), em Fortaleza, voltada para estudantes e pesquisadores da Unilab.

A Oficina de Paleografia, conduzida pela funcionária do arquivo, Liduína Queiroz, ocorreu durante o último dia 15. Os participantes receberam orientações sobre as regras de transcrição de documentos antigos, principalmente fontes do século XIX, exercitaram a leitura e transcrição de inventários, processos-crime e correspondências policiais produzidas durante o Ceará Provincial, privilegiando materiais da região de Baturité, Acarape e Redenção.

O coordenador do grupo de pesquisa, professor Edson Holanda, considerou a atividade bastante relevante “por permitir um primeiro contato com fontes primárias para Bolsistas de Iniciação Científica e estudantes dos Cursos do Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em História que desenvolvem ou pretendem desenvolver pesquisas acadêmicas com temáticas voltadas à História do Ceará”.

Participantes e organizadores da Oficina de Paleografia. Foto: Unilab.

A oficina foi articulada pelo professor Edson Holanda em conjunto com o coordenador em exercício do curso de Licenciatura em História, Lourenço Cardoso, e o diretor do Arquivo Público, Márcio Porto.

Na ocasião, a direção do Arquivo Público recebeu os estudantes e professores da Unilab com entusiasmo e apontou a possibilidade de estabelecer parcerias com a universidade.