Unilab foi selecionada como instituição parceira do Ministério do Meio Ambiente para ministrar curso de formação

Data de publicação  03/02/2016, 16:29

peaaf

A Unilab, pelo segundo ano consecutivo, foi selecionada como uma das instituições parceiras do Ministério do Meio Ambiente para ministrar curso de formação de agente popular em educação ambiental. Serão duas turmas de 35 alunos, preferencialmente filhos de agricultores, bem como agricultores do maciço do Baturité. As inscrições devem ocorrer a partir do próximo dia 15, com o lançamento de edital.

Os professores Joaquim Torres (coordenador pedagógico/tutor) e Max Cézar (tutor) serão os responsáveis pela condução do curso, o qual será ministrado por meio da plataforma virtual do Ministério do Meio Ambiente. Os docentes devem participar de uma reunião no mês de março em Brasília sobre o curso.

A seleção da Unilab como instituição parceira ocorreu por meio do edital do Departamento de Educação Ambiental, DEA/MMA 01/2015.

A ação ocorre no âmbito do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf), elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. Sua implementação se dá por meio do conjunto de instituições governamentais e não-governamentais ligadas à essa temática, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais.

O Peaaf é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores e agricultoras familiares ao Governo Federal, realizada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações, que apontaram a fragilidade da Educação Ambiental no contexto rural. Desde então, sua elaboração e aperfeiçoamento têm sido realizados de forma contínua e participativa, por meio do diálogo com sujeitos sociais atuantes no setor. O Peaaf é a materialização da contribuição da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) a essa demanda socioambiental e vem a colaborar com um conjunto de ações que o Governo Federal tem implementado para melhorar a qualidade de vida no campo.