Professor da Unilab publica artigo na Suíça analisando 42 anos da independência de Guiné-Bissau

Data de publicação  04/02/2016, 14:33
bulletin afrika

Capa do Afrika-Bulletin, da Universidade de Basileia, na Suiça. Reprodução.

O professor Ricardino Jacinto Dumas Teixeira, docente do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, coordenador do Grupo de Pesquisa “África Brasil” e do Projeto “Conexões África Brasil e Diálogos do Sul”, publicou artigo no AfrikaBolletin (Boletim África) de divulgação científica do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Basiléia, na Suíça. O boletim tem ampla divulgação internacional, em cinco idiomas, com circulação em mais de 50 países. Leia aqui.

O pesquisador analisa 42 anos de independência de Guiné-Bissau num contexto mais amplo das independências africanas contra o jugo colonial, mostrando os desafios das Áfricas Contemporâneas. O texto discorre sobre alguns aspectos que mereceram atenção do Centro: África por dentro, liberdade não é suficiente, instituições inadequadas, sem suicídio da classe dominante, procurando uma resposta aos desafios atuais das Áfricas.

Professor Ricardino Jacinto integra o Instituto de Humanidades e Letras (IHL), da Unilab. Foto: Assecom/Unilab.

Segundo o autor, “o artigo reflete o caráter internacional da Unilab em aprofundar intercâmbios de conhecimento e de projetos de pesquisa com a Universidade de Basiléia”. Veja aqui o resumo expandido, em português.

O Centro de Estudos Africano Basel está ligado à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Basiléia, que oferece um mestrado e um doutorado em Estudos Africanos como diplomas universitários consecutivos, bem como um Certificado de Estudos Avançados (CAS) como um grau de educação continuada para os profissionais de diversas áreas de conhecimento científico.