Unilab e escolas de Acarape se articulam em ação educativa de combate ao Aedes Aegypti

Data de publicação  19/02/2016, 16:37

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti

Para 83 estudantes do curso de Enfermagem da Unilab, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), esta sexta-feira (19) foi considerada “Dia D” no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os discentes desenvolveram ação educativa nas escolas Rocha Ramos, José Neves de Castro e Padre Crisóstomo, todas instituições públicas de Educação Básica no município de Acarape, no Ceará, envolvendo um total de 551 alunos. A ação foi resultado das disciplinas Histologia, Saúde do Adulto e Práticas Educativas e foi acompanhada pelas docentes Juliana Magalhães, Flávia Monteiro e Patrícia Freire, sendo desenvolvida em articulação com o Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante (Nuase/Propae) e com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti (3)

Os futuros enfermeiros, que tinham sido capacitados na última segunda-feira, desenvolveram diversas atividades com o objetivo de conscientizar, de forma lúdica, os alunos das escolas visitadas. Entre as atividades, estavam gincana, quiz, dinâmicas, dramatização, criação de paródias, exibição de slides e vídeos, ações práticas com busca de focos do mosquito e coleta de lixos, além da distribuição de folders informativos. As atividades abordavam informações relacionadas ao Aedes Aegypti, suas características, ciclo de vida, doenças transmitidas, sintomas e tratamentos e a importância de prevenção, combate e eliminação dos focos do mosquito.

Além dos alunos, a ação envolveu cerca de 32 pessoas que atuam nas escolas, entre professores, gestores e funcionários. Para os organizadores, a expectativa é que os alunos possam disseminar entre seus familiares e vizinhos a importância de se combater o mosquito.

Ação educativa de combate ao Aedes Aegypti (4)

A ação educativa está prevista para acontecer nos dias 26 de fevereiro e 04 de março e o intuito é que outros municípios do Maciço de Baturité se envolvam na organização das atividades.