Conferência sobre aproximações Brasil-África acontece nesta quinta-feira (25), no Campus dos Malês

Data de publicação  22/02/2016, 12:58

Acontece nesta quinta-feira (25), no Campus dos Malês, a conferência “Aproximações Brasil-África” que faz parte do Seminário Permanente de Estudos Africanos. O evento acontece na sala 12, às 14h30, e a palestra será ministrada pelo professor Rosemberg Ferracini, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é uma iniciativa dos grupos de pesquisa “História da África e da Diáspora Africana nas Américas” e “Representações e Práticas Históricas das Ilhas Lusófonas na África e na Baía de Todos os Santos/BA”, coordenados pelos professores (a) Fábia Barbosa Ribeiro e Pedro Acosta Leyva, respectivamente.

Rosemberg Ferracini

1

Rosemberg é doutor em Geografia pela USP, foi consultor na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), nos anos de 2008 e 2009, no eixo de pesquisa “O Abolicionista Paulista” e atua no ensino e pesquisa na área de Geografia, História e Pedagogia. Seus estudos têm especificações em Geografia e Ensino de África, Africanidades, Étnico-Racial, com ênfase na Formação de Professor, Metodologia e Prática de Ensino, Currículo e Didática. Coordenou o Projeto RedeFor para diretores da Escola Pública com a “Proposta Curricular” do Estado de São Paulo entre os anos de 2010 e 2012. Ganhou em 1ª lugar no Fórum África 2012, concedido pelo Centro de Estudos Africano – CEA / USP, o Prêmio Kabengele Munanga, com o trabalho “A África na Geografia Escolar”. Professor colaborador no curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP; Membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Didática da Geografia REDLADGEO; atua com o tema “A África e suas representações” nos livros escolares de Geografia no Brasil.

seminário - 25