Curso de Antropologia tem aula inaugural com o professor cabo-verdiano José Carlos dos Anjos

Data de publicação  24/02/2016, 09:41

Acontece amanhã (25), no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 19h30, a aula inaugural do Curso de Bacharelado em Antropologia. A aula, sob o título “Por uma crítica das ciências Sociais a partir de uma experiência africana”, será ministrada pelo prof. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade de Cabo Verde, José Carlos dos Anjos.

Segundo Vera Rodrigues, coordenadora do Curso de Antropologia da Unilab, a palestra visa “uma objetividade situada no cerne da descolonização africana como acontecimento inacabado. Reversibilidade nas ciências, perspectivas feministas dos cuidados e a descolonização dos saberes como três eixos epistemológicos de crítica aos atuais limites das ciências sociais. O lugar da antropologia na substituição de uma agenda do desenvolvimento por uma agenda de cuidados que vai discorrer”.

Sobre o Curso
O curso de Bacharelado em Antropologia da UNILAB é o segundo do Nordeste e o primeiro do Estado do Ceará. Segundo a coordenação, “o curso objetiva uma formação crítica e transformadora que se apresente para os estudantes a partir dos debates clássicos e contemporâneos, bem como do método de pesquisa etnográfica que permita ao aluno pensar e atuar criticamente na realidade social em que se insere.

Além disso, o curso proporciona uma formação teórica que trata da realidade brasileira, africana, timorense e da diáspora em geral, a partir das perspectivas afrocêntricas, pós-coloniais e plurais, que enfatizem os saberes locais, e os ditos subalternos e periféricos.

Palestra e palestrante:

Para Vera Rodrigues, a aula inaugural com o prof. José Carlos dos Anjos, converge para a consolidação do nosso curso de antropologia no tocante às oportunidades de formação teórico-metodológica dos nossos discentes. “Destaca-se ainda a relevância da temática a ser tratada no âmbito acadêmico e das relações de cooperação com os países africanos”, afirmou.

José Carlos dos Anjos, possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor na mesma universidade atuando na Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural. Cabo-verdiano, participou do processo de criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde.