Intesol recebe comitiva cabo-verdiana para realização da 2ª fase do “Curso de Formação de Formadores”

Data de publicação  24/02/2016, 12:06

logo intesol

O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), inicia na próxima segunda-feira (29) a 2ª fase do “Curso de Formação de Formadores em Organização de Produtores e Gestão da Qualidade no Pós-Colheita”. Na oportunidade, a Intesol irá receber uma comitiva de Cabo Verde e dará continuidade ao processo de interação e intercâmbio de experiências com o Brasil.

O curso se estende até o dia 06 de março e contará com aproximadamente 25 participantes, entre técnicos e diretores do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) de Cabo Verde, e alunos dos cursos de agronomia e administração pública e técnico agropecuários da Unilab.

A formação contemplará, especialmente, a troca e o intercâmbio de experiências com unidades de produção da agricultura familiar, cooperativas, fábricas de beneficiamento da produção agrícola de pequeno porte, empresas produtoras de equipamentos e materiais (insumos), laboratórios de pesquisa em ciência e tecnologia de alimentos, certificação participativa de alimentos da agricultura familiar, dentre outros.

O objetivo é qualificar e aprofundar conhecimentos, saberes e práticas junto aos pequenos produtores cabo-verdianos.

Os estudantes dos cursos de agronomia e administração pública terão a possibilidade de conversar com os técnicos do MDR e agricultores cabo-verdianos sobre a realidade da produção agrícola e da gestão pública em seu país. A ação será ministrada pelas professoras Clébia Freitas, coordenadora da Intesol, e Ana Carolina Pereira, pesquisadora e colaboradora da Intesol, ambas vinculadas ao IDR, curso de Agronomia.

1ª  Fase do Curso

Este momento é uma continuidade do citado curso, que aconteceu nas Ilhas de Santiago, cidade de Praia e Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, no período de 31 de agosto a 07 de setembro de 2015. Naquela oportunidade, a proposta pedagógica sugeria a execução de uma segunda fase, para reforço e consolidação dos conhecimentos adquiridos na 1ª fase, incluindo intercâmbio com as experiencias brasileiras.