Quarta Cultural apresenta performance poética sobre o amor
O Projeto Quarta Cultural Maciço de Arte realiza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 09, a partir das 19h, no Auditório Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, uma performance poética com o Grupo Verso de Boca, que vai tematizar o amor sob o título: “Para tão longo amor, tão curta a vida”,
“Para tão longo amor tão curta a vida” apresenta poemas que falam do amor através dos tempos, desde o período Clássico, passando pela era medieval e chegando até ao época moderna com poemas que falam do amor contemporâneo.
Sobre o Grupo e seu fundador:
O Grupo Verso de Boca é um projeto de extensão do Curso de Letras da UFC que há 16 anos tem como principal objetivo propagar a boa poesia aos mais distintos públicos, através de performances poéticas e da oficina “A arte de dizer poemas”.
Já seu fundador, Roberto Pontes, nasceu em Fortaleza, cursou a Faculdade de Direito (1964) e o mestrado em Literatura Brasileira (1991) na UFC. É poeta, crítico, ensaísta, tradutor, professor de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na UFC. Iniciou-se na literatura nos anos 60 através do Grupo SIN (de sincretismo) e teve seu primeiro livro de poesia, Contracanto, publicado em Fortaleza pela Edições SIN, em 1968. O Grupo SIN, fundado por ele, Pedro Lyra, Horácio Dídimo, Linhares Filho e Rogério Bessa, desfez-se em 1969, porém marcou sua efêmera presença com a publicação de uma Sinantologia, reunindo aqueles poetas e alguns outros que haviam aderido ao movimento, cuja meta era a renovação das letras cearenses.
Quarta Cultural
Quarta Cultural Maciço de Arte atua com projeto de extensão, arte e cultura na Unilab desde 2012 no Campus da Liberdade realizando atividades com artistas do Maciço de Baturité, de outras regiões do Ceará, de outros Estados e Países. Em 2014 amplia sua ações realizando programações artísticas na cidades que compõe o Maciço de Baturité, na perspectiva de fomentar espaços de arte e cultura. Tem sob sua coordenação, a articuladora de Arte e Cultura da Unilab, Vanéssia Gomes.