Ciclo de palestras e debates celebra o Dia Internacional de Combate ao Racismo

Data de publicação  17/03/2016, 10:39

DESTAQUE SITE - CONSCIENCIA NEGRA novo

Para celebrar o Dia Internacional de Combate ao Racismo, 21 de março, e a abolição da escravatura no Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884, o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial Kabengele Munanga (NPIR/Propae/Unilab) promove, de 21 a 23 de março, no Auditório I do Campus das Aurora e no Auditório do Bloco Administrativo no Campus da Liberdade, o “Ciclo de Palestras e Debates”.

O evento é aberto à comunidade acadêmica, convidados e interessados em geral. Para se inscrever basta acessar e preencher o Formulário de Inscrição.

Durante a abertura, haverá o lançamento lançamento do Edital do Concurso para seleção da “Arte” do Logotipo do NPIR.

O Núcleo informa ainda que será emitido certificado para os participantes que se inscreverem antecipadamente e tiverem frequência mínima de 75%, mediante assinatura de lista de presença.

Programação Completa

Dia 21 (Segunda)
Local: Auditório do Campus das Auroras – 1º. Andar (Bloco C)
10h – 11h – Apresentação do NPIR (Núcleo de Promoção da Igualdade Racial Kabengele Munanga). Profa. Sueli Saraiva (coordenadora do NPIR) e o Prof. Dr. Carlos Subuhana (coordenador de políticas afirmativas – Propae/Unilab).

Lançamento do Edital do Concurso para seleção da “Arte” do Logotipo do NPIR

14h – 15h – Mesa redonda: “As faces do racismo no século XXI”.
Participam: Profa. Sueli Saraiva (IHL/Propae/Npir); Profa. Vera Rodrigues (IHL/Uniafro); Prof. Luís Tomas (IHL/ Propae/Neaab)

Apresentação da campanha de comunicação relacionada à temática da “Consciência negra”, por Robério Nery (Assecom/Unilab)

15h – 16h – Conferência: “Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial no Estado do Ceará”.
Dra. Zelma de Araújo Madeira (Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, do Gabinete do Governador do Estado do Ceará).
Mediador: Prof. Edson Borges (Pró-Reitor de Relações Institucionais/Proinst/Unilab)

Dia 22/03 (Terça)
Local: –– Auditório do Bloco Administrativo, Campus da Liberdade.
14h -16h – Palestra: “Racismo institucional e violência contra a juventude negra”.
Palestrantes: Prof. Dr. Marcos Silva (Unilab); Sr. David Barros Araújo (Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, do Gabinete do Governador do Estado do Ceará)

Dia 23/03 (Quarta)
Local: Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade.
14h-16h – Palestra: “Educação para as Relações Étnicorraciais e a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024)”.
Palestrantes: Profa. Vera Rodrigues e Profa. Geranilde Costa e Silva