Projeto de extensão realiza plantio de árvores nos campi da Unilab e na Comunidade Quilombola de Tururu/CE

Data de publicação  21/03/2016, 12:33

IMG_0300

Em comemoração ao Dia Internacional da Floresta, dia 21 de março, professores e alunos do Grupo de Pesquisa em Biologia Vegetal e do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais, integrantes do Projeto de Extensão: “Compartilhando Saberes Sobre as Plantas” (PIBEAC 2015/2016) e do Projeto de Pesquisa “Etnobotânica em Comunidades Quilombolas no Estado do Ceará” (PIBIC 2015-2016), realizaram o II Encontro de Adoção de Árvores, na última quinta-feira (17).

Durante este evento, que contou com a participação de professores, técnicos administrativos, estudantes dos diferentes Institutos, foram plantadas 75 novas mudas de árvores (de 17 espécies vegetais diferentes) nos Campi da Unilab (Auroras, Liberdade e Palmares). Em dezembro do ano passado, o mesmo grupo já havia realizado o plantio de 136 mudas de árvores.

IMG_0326

Também em comemoração a esta data, foram realizados no último sábado (19), plantios de horta de plantas alimentícias (18 espécies), jardim de plantas ornamentais (8 espécies) e mudas de árvores nativas da Caatinga na creche da Comunidade Quilombola de Água Preta, localizada no município de Tururu/CE.

Todas as mudas plantadas nesses dois lugares foram produzidas pelo Grupo de Pesquisa em Biologia Vegetal na Fazenda Experimental Piroás da Unilab. Lá foi instalado um horto de produção de mudas nativas da Caatinga e Mata Atlântica citadas nas entrevistas etnobotânicas realizadas em comunidades quilombolas do Ceará e em comunidades do Maciço de Baturité.

IMG_0409

O próximo plantio de árvores produzidas pelo Grupo de Pesquisa em Biologia Vegetal será realizado em 16 de abril na Comunidade Quilombola de Conceição dos Caetanos, em Tururu/CE.

Plantio na comunidade quilombola de Água Preta.