Projeto debate filme sobre o golpe militar de 64 que contou com a colaboração dos EUA

Data de publicação  29/03/2016, 10:02

dia que durou 21 anos

O Projeto de Extensão “Cinema, Sociologia e Política”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate nesta quinta-feira (31) na sala de aula 303, Bloco 02, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/Ce, o filme “O Dia que durou 21 Anos”.

O filme fala sobre o golpe militar de 1964 no Brasil que contou com a ativa participação do Governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes Jonh Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular.

Durante 21 anos – de 1964 até 1985 – o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da ‘Liberdade’ e da defesa da ‘Democracia’, com graves consequências para toda a América Latina.”

Sobre o projeto

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

O Projeto de Extensão é coordenado pelo professor Sebastião Alves de Lima.