Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Ieds e NIT promovem eventos de aproximação universidade-empresa e Propriedade Intelectual e Inovação

Data de publicação  08/04/2016, 15:08
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Auditório lotado durante evento do Movimento de Aproximação Empresa-Unilab (Mape). Foto: Assecom/Unilab.

O Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), da Unilab, promoveu, no último dia 7, o evento do Movimento de Aproximação Empresa – Unilab (Mape – Unilab). Contando com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o Mape recebeu as empresas Hipercor, Sindiquímica, Chopper Solution, NUTEC, Allthec e Engene Jr. e buscou estreitar as relações entre o setor e a universidade.

Participaram do evento também o vice-reitor da Unilab, Aristeu Lima; o diretor do Ieds, George Mamede; a coordenadora de Estágio do Ieds, Maria Cristiane; e o representante do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Energias, Marcelo Ponte. Cerca de 120 estudantes estiveram presentes.

A professora Maria Cristiane Martins, coordenadora de estágio do curso de Engenharia de Energias e membro do NIT, considerou o evento um marco. “Conseguimos trazer empresas bem representativas, como o Sindquímica, que congrega diversas empresas do ramo Químico, Farmacêutico e Petroquímico. Várias parcerias começaram a ser firmadas, fizemos uma carta de intenções e criamos um canal para que essas propostas possam ser apresentadas, continuadas, principalmente um plano mais estruturado de convivência universidade-empresa”, destaca.

Ainda de acordo com a professora, as parcerias foram viabilizadas graças à rede NIT Ceará, da qual fazem parte os núcleos de inovação da Unilab, Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O evento contou com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Palestrante Henry Suzuki. Foto: Assecom/Unilab.

Pela tarde, o NIT Unilab promoveu o 1º Evento de Propriedade Intelectual e Inovação, com palestra de Henry Suzuki, especialista no assunto e detentor de várias patentes. Ele abordou temas como aplicação de patente, segredos industriais, tratados internacionais e a geração de inovações e novos negócios. Confira a palestra no Youtube.

Membros do NIT junto com o palestrante Henry Suzuki. Foto: Assecom/Unilab.
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e fica no Campus das Auroras. É formado por uma equipe de professores do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), um professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), uma técnica em Química, dois bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia de Energias, um advogado, uma secretária e um profissional da área organizacional. O NIT Unilab faz parte ainda da Rede NIT Ceará.

Interação do NIT com o Senai/CE

Representantes do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sidquímica) e do NIT/Unilab realizaram visita ao centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do Senai/CE (Cetis) no último dia 28 de março.

Os colaboradores Paula Maia (NIT/Senai/CE) e Marcos Diniz (área de mercado do Cetis) acompanharam os visitantes Eduardo Batista, da Via Soluti, empresa associada; Alexandre Mota, diretor setorial de Plásticos do Sindquímica; Marcos Soares, presidente do Sindquímica; Ociran Soares, diretor da área hospitalar do sindicato e os professores da Unilab Aluísio Marques, Cristiane Souza e John Félix.

O objetivos da visita foi conhecer as instalações e as tenologias existentes no Cetis para viabilizar ações conjuntas entre os NIT´s da Unilab e do Senai/Ce. O Sidquímica está apoianda essa iniciativa para promover o desenvolvimento e a inovação da industria cearense. (Fonte: Sistema Fiec.)

Categorias