Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Café com Letras realiza palestra sobre literatura de informação em língua portuguesa

Data de publicação  11/04/2016, 11:10
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O projeto de extensão Café com Letras realiza nesta quarta-feira (13), às 16h, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “A Literatura de informação como heterotopia literária: análise de representações de corpo, gênero e violência”.

O palestrante será o professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab, Cadu Bezerra.

Nesta palestra, o professor irá apresentar as discussões e os resultados parciais de uma primeira etapa de uma pesquisa bibliográfica sobre a literatura de informação em língua portuguesa.

“Analiso alguns dos textos produzidos sobre o Brasil de 1500 a 1889, onde trato do conceito de heterotopia e reflito sobre alguns aspectos da literatura de informação que me possibilitam pensá-la como tal. Trato das representações de corpo e de gênero, compreendendo o corpo como um lugar e como um texto, que pode ser submetido a esquemas de produção/interpretação próprios das circunstâncias de seu tempo e do tempo atual”, explica Cadu Bezerra.

Sobre o palestrante

images

Cadu Bezerra é professor do IHL e integra como pesquisador o Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidade (NPGS). É doutor em Letras na área de Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); mestre em Letras na área de Literatura Brasileira e especialista em Investigação Literária, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde concluiu a graduação em História. Concentra suas pesquisas nas áreas de Literatura e gênero, especialmente nos temas corpo, gênero e violência.

Sobre o projeto

O projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), é organizado por Otávia Marques e Kennedy Cabral. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

Categorias