Ação “Samba, Cinema e viola!” acontece nesta sexta-feira (15), às 14h, no Campus dos Malês
As coordenações de cursos do Campus dos Malês, em parceria com o “Projeto Essa viola dá Samba”, realizam o “Samba, Cinema e viola!”, nesta sexta-feira (15), às 14h. A ação terá exibição do filme “A Viola Machete no Samba Chula, na sala 03, e em seguida, uma mostra de instrumentos confeccionados, um bate papo com os artesãos e apresentação do Grupo Samba Chula Zé de Lelinha, de São Francisco do Conde/BA, no foyer da universidade.
Sobre o filme:
“A Viola Machete no Samba Chula” (2015) – Direção Hidalgo Romero.
O documentário faz parte da série Taquaras, Tambores e violas, onde você pode conhecer alguns dos instrumentos musicais da cultura brasileira, seus sotaques, ritmos e histórias. O episódio retrata um artesão (Rodrigo Veras) que dá forma ao instrumento, um músico (Milton Primo) que cria seu som, e uma manifestação popular (samba de roda) que dá sentido à sua música. Participação especial dos Mestres Zeca Afonso e João do Boi.
Sobre o “Projeto Essa viola dá Samba!”
O projeto tem como objetivo principal reinserir a viola machete nos grupos de Samba de Roda do Recôncavo da Bahia que praticam o Samba Chula, vertente do samba de roda em que utiliza a viola de origem ibérica, bem como capacitar 10 pessoas a construir esse tipo de viola, resgatando a feitura artesanal deste e mais 16 alunos a tocar o repertório ancestral da viola seriamente ameaçada de extinção.
A ação é iniciativa da Associação Cultural Zé de Lelinha, em parceria com a Associação dos Servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (ASSEBA), Unilab e conta com o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal.
Mais informações sobre o projeto: http://taquaras.laboratoriocisco.org/