Área do Centro Tecnológico, em Barreira, poderá receber atividades acadêmicas da Unilab

Data de publicação  14/04/2016, 11:38
Reunião do reitor Tomaz Aroldo Santos com secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda e prefeito de Barreira (Foto: Chico Gomes)

Foto: Chico Gomes

O reitor da Unilab, Tomaz Aroldo Santos, e o prefeito do município de Barreira, Antônio Peixoto, reuniram-se na manhã do último dia 06 com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda. O encontro ocorreu na sede da pasta estadual e tratou da possibilidade de um acordo de cooperação entre a Unilab, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Prefeitura de Barreira. O objetivo é a realização de atividades da universidade no espaço onde hoje funciona o Centro Vocacional Tecnológico do Instituto Centec, em Barreira, localizado na região do Maciço de Baturité. A área de 104 hectares é conhecida como Campo das Sementes.

Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda disse que a ideia de fazer um acordo de cooperação com a Unilab era “muito bem-vinda”. Afirmou que, por parte da Secretaria, não há nenhuma dificuldade em compartilhar o equipamento.

O reitor Tomaz Aroldo explicou que a Unilab não deve expandir-se de forma aleatória, mas de acordo com as necessidades e as iniciativas estratégicas que estejam sendo desenvolvidas no Ceará e na Bahia, bom como nos países parceiros. Embora a parceria ainda não esteja oficializada, a discussão conjunta aponta para perspectivas de cooperação.

Na ocasião, o reitor também manifestou ao secretário Inácio Arruda a importância de que seja viabilizado, juntamente com outras secretarias e as prefeituras da região, um plano diretor para Redenção, Acarape e para outros municípios do Maciço de Baturité. Ele salientou o impacto gerado nas cidades pelo número expressivo de estudantes, professores, servidores e visitantes e que, com isso, os municípios precisam avançar em infraestrutura, o que envolve creches, escolas, hotéis, moradias, hospitais. O reitor sinalizou que a Unilab poderá contribuir com este plano diretor.

Participaram também da reunião o secretário de Indústria e Comércio de Barreira, José Joaquim de Freitas; o chefe de Gabinete da prefeitura de Barreira, Pedro Paulo Maia Monteiro; a coordenadora de Ensino Profissional da Secitece, Neyla Menezes; o coordenador de Ensino superior, B.C. Neto; além de Edilson Fialho e Thallis Cantizani, representando o gabinete do deputado federal Chico Lopes.

Com informações da Secitece