Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Grupo de pesquisa do Malês realiza palestra nesta quarta-feira (27) sobre ”Conhecimentos Tradicionais de Matriz Africana e Saúde na Bahia”

Data de publicação  25/04/2016, 13:53
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Acontece nesta quarta-feira (27), às 14h, a palestra “Conhecimentos Tradicionais de Matriz Africana e Saúde na Bahia”, ministrada pela professora e pesquisadora Denize de Almeida Ribeiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O seminário, que terá emissão de certificado, será realizado na sala 12 e está sendo promovido pelo grupo de pesquisa “Processos Sociais, Memórias e Narrativas entre Brasil e África” (Nyemba), coordenado pela professora Cristiane Santos Souza.

Nyemba, que significa semear, denomina o nome do grupo, o qual busca seguir o que seu nome orienta: semear mais informações, questões e ideias acerca dos processos históricos e sociais que constituem as memórias e identidades que aproximam os diferentes contextos do Brasil e do continente africano. Assim contribui para a construção de novas narrativas sobre as proximidades históricas, além de contribuir para compreender e diminuir os distanciamentos. Dentre as ações do grupo, os seminários de pesquisa são atividades abertas, de aproximação de pesquisas em diferentes contextos no Brasil e nos países africanos, em especial os parceiros da universidade.

Profª. Denize Ribeiro – UFRB

Profª. Denize Ribeiro – UFRB

Sobre o Palestrante:

É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); foi coordenadora de Políticas Afirmativas da UFRB (2014); e é professora da UFRB, atuando no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Graduada em Licenciatura em Nutrição e Dietética pela Universidade do Estado da Bahia (1985); Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1993); Especialista em Desigualdades Raciais na Educação pelo CEAO/UFBA; Especialista em Saúde da Família pelo ISC/UFBA; Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2013). Foi Coordenadora do GT de Saúde da População Negra, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da População Negra, Saúde Coletiva, Políticas de Combate ao Racismo, Genocídio da População Negra, Pesquisa Ativista, Promoção da Equidade Racial e de Gênero, Feminismo Negro, Segurança Alimentar e Nutricional, Povos e Comunidades Tradicionais e Saúde no Candomblé.

Categorias