Estudantes de Agronomia participam de curso promovido pela Semace

Data de publicação  28/04/2016, 12:24

Estudante na Semace

Estudantes de Agronomia da Unilab participaram de um curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e práticas florestais, a partir do Código Florestal Brasileiro, promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A ação é a primeira após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Semace e a Unilab, firmado no final de março. Todo o conteúdo está sendo ministrado pelas engenheiras florestais dessa autarquia, Marcela Mendonça e Jaine Cubas.

O objetivo da capacitação é otimizar as ações do CAR junto aos 32 alunos do curso de Agronomia, que em sua maioria são oriundos de municípios da região do Maciço de Baturité, para que eles se tornem multiplicadores em suas áreas de atuação. Além de toda a parte teórica, os participantes realizaram atividades práticas no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) 2.1, programa disponível na internet e utilizado para a concretização dos cadastros.

Car

A turma que participou da capacitação cursa a disciplina de práticas agrícolas, tendo como docentes Virna Braga Marques, Antônio Marcelo Cavalcanti Novaes e Rafaella da Silva Nogueira. Os professores já desenvolvem atividades em comunidades da região, com periodicidade semanal, possibilitando aos alunos aplicarem seus conhecimentos e habilidades. Estas ações visam estimular os proprietários e/ou posseiros utilizarem a propriedade dentro dos padrões de sustentabilidade, incluindo os aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Mutirão para realizar cadastros

Após esta etapa, um mutirão para ajudar pequenos proprietários rurais, cujas propriedades não ultrapassem quatro módulos fiscais, está sendo planejado para a próxima sexta (29). Além disso, há a ideia de elaborar um plano de ação a ser desenvolvido com o acompanhamento técnico da Semace e da Unilab nos próximos 12 meses junto às comunidades agrícolas já atendidas nos trabalhos de campo da disciplina.

Para a coordenadora do CAR na Semace, Tereza Farias, esta experiência com o Cadastro Ambiental Rural deve servir de modelo para outras ações desenvolvidas pelas duas instituições envolvendo temas como licenciamento, monitoramento a fiscalização ambiental.

A capacitação ocorreu na Unilab nos dias 14 e 15 de abril.

Fonte: www.semace.ce.gov.br