Campus dos Malês recebe estudantes estrangeiros e realiza atividades de recepção

Data de publicação  17/05/2016, 13:06

1

O Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, recebeu mais 30 estudantes estrangeiros oriundos de São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde.

Atravessar o oceano em busca de novas oportunidades, deixando para trás família, amigos, não é uma decisão fácil. A insegurança e o medo surgem, mas a vontade de vencer na vida fala mais alto para os novos estudantes estrangeiros. Para amenizar o impacto dessas mudanças, a Unilab organiza ações de ambientação, como tem acontecido, atualmente, no campus da Bahia.

3

Na última sexta-feira (13), o Setor Interdisciplinar de Atenção a Subjetividade (Sias), organizou o “Círculo de Chegada e Boas Vindas” para trocas de experiências, vivências e expectativas. A atividade aconteceu em conjunto com os estudantes brasileiros e com a presença dos estudantes veteranos, os quais todos compartilham suas histórias. Para a estudante de Guiné Bissau, Nadesda Augusto Monteiro, que veio cursar Bacharelado em Humanidades (BHU), “sempre tive o sonho de estudar  fora do meu país e me desenvolver enquanto profissional. A educação da Guiné não é estável e estava procurando estudar em uma universidade com mais níveis profissionais. Sou a caçula da família e estou encarando esse desafio para ter um futuro melhor”, afirmou.

2

Em todo o processo de chegada os estudantes contam com o apoio do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE). O programa atua na recepção no aeroporto; orientação em relação a hospedagem; apresentação do sistema de saúde; apresentação do Programa de Assistência ao Estudante (Paes); e apresentação dos Institutos. Além disso, durante três meses, tutores fazem acompanhamento e orientam no que for necessário. Kialuda Kialanda, de Angola, veio cursar Letras, e segundo ele, “estou me sentindo feliz , pois é uma oportunidade que estou tendo de concretizar um sonho de ter um curso superior”, disse ele.

20160516_143953

Na última segunda-feira (16), a equipe do programa apresentou o que é o Paes, esclarecendo o que é cada auxílio, assim como normas de recebimento e manutenção  dos mesmos.

A recepção continuará com outras atividades promovidas pelas equipes da saúde e coordenadores de curso do campus.