Café com Letras apresenta palestra sobre Graciliano Ramos, com a escritora Tércia Montenegro

Data de publicação  20/05/2016, 13:27
tercia montenegro

A escritora e professora da UFC, Tércia Montenegro.

O projeto de extensão Café com Letras apresenta, na próxima quarta-feira (25), a palestra “O chão de Graciliano: da Literatura à Fotografia”, com a professora e escritora Tércia Montenegro, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Será às 16 horas, no auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A palestra parte de pesquisa que se concentra no livro O Chão de Graciliano (São Paulo: Tempo D’Imagem, 2006), do fotógrafo cearense Tiago Santana. Em diálogo com a literatura de Graciliano Ramos, o volume reúne imagens realizadas em viagens ao sertão de Alagoas e Pernambuco. A partir do próprio título, evocador de um telurismo marcante no autor de Vidas Secas, o fotógrafo (re)constrói vários signos sertanejos e propõe um trânsito entre linguagens artísticas.

Sobre a palestrante

Tércia Montenegro é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Linguística (2008), também pela UFC. É professora adjunta (nível III) desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Tércia começou sua carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O Vendedor de Judas. Em 2005, publicou os contos de O resto de teu corpo no aquário. Em 2012, foi a vez de O tempo em estado sólido. Tércia escreveu histórias voltadas para o público infantil, tendo, nesta área, os seguintes títulos, atualmente esgotados: Um pequeno gesto (2006), O gosto dos nomes (2007), Vítor cabeça-de-vento, História de uma calça (2008) e Cores de gatos e rosas (2010). Para os leitores juvenis, em 2010, fez Instruções para beijar, além de Rachel: o mundo por escrito. Em 2015, lançou o romance Turismo para cegos, pela editora Companhia das Letras. Como pesquisadora, no momento, elabora investigação na área da semiótica, sobre a obra fotográfica de Tiago Santana.

Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), está sendo organizado pela professora Otávia Marques de Farias (coordenadora) e pelo professor Kennedy Cabral Nobre (vice-coordenador). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.