Literarte realiza palestra e recital marcando início do trimestre, no Campus dos Malês

Data de publicação  24/05/2016, 12:50

IMG_3083

O Grupo de Estudos em Literatura e Outras Linguagens (Literarte) realizou, no último dia 23 de maio, palestra e recital marcando o início do trimestre. Participaram estudantes e professores e a palestra foi ministrada professor Jean Paul D’Antony, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o tema “Do cinema e da literatura africana: elementos de literariedade, identidade e colonialismo fantasma”.

IMG_2935

O palestrante fez uma abordagem da obra “O ultimo voo do flamingo”, de Mia Couto, e a obra cinematográfica homônima, de João Ribeiro, destacando problematizações de conceitos que reforçam o discurso de uma identidade intocável, sempre balizada no resgate de uma raiz e que, muitas vezes, empurram a estética africana a um lugar muito abaixo da estética canônica. O momento seguiu de uma discussão em que questões de estética canônica e paradigmas culturais eurocêntricos foram problematizados pelo pesquisador, em resposta às questões do público presente.

IMG_3071

No período da noite, aconteceu o recital, os quais os participantes escolheram um poema no “varal poético” e declamavam. Houve espaço para a declamação de poesias autorais, que revelam talentos variados entre estudantes e professores. Para a professora Mírian Sumica, coordenadora do Literate, “o sarau é um momento de integração e acolhimento entre alunos novos e veteranos”, afirmou. Ainda segundo ela, “os saraus só são possíveis graças ao empenho e dedicação dos estudantes (a) Ana Paula, Fernanda, Lauro, Rodger e Zaife, que emprestam sua criatividade para realizar esse momentos felizes de encontros e trocas”, acrescentou.

IMG_2954

Em homenagem ao Dia da África, celebrado em 25 de maio, foram selecionadas obras de poetas africanos para compor o varal poético.