Pibid propicia integração entre a Unilab e a Educação Básica do Maciço do Baturité

Data de publicação  30/05/2016, 10:27

1

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unilab viveu mais uma experiência de integração da Unilab com a Educação Básica do Maciço do Baturité

No último dia 20 de maio, estudantes da Escola de Ensino Médio Camilo Brasiliense, situada em Antonio Diogo, no município de Redenção/CE, participaram de atividades educacionais e científicas no laboratório de Química da Unilab, no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

O Pibid na Unilab está vinculado à Capes por meio do subprojeto “Ensino de Ciências, Diversidades e Cidadania”, da Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN).

A atividade contou com o apoio da Diretora do ICEN, Livia Ribeiro, da Coordenadora de Laboratórios do ICEN, Regilany Colares, da Coordenadora da Licenciatura CNeM, Mylene Miranda, e da Coordenadora Institucional do PIBID, Ana Paula Caiado.

Laboratório de Química

O experimento vivenciado no laboratório foi Preparação e Padronização de Soluções, cujos objetivos consistiram em preparar soluções; verificar a concentração real das soluções preparadas; preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas.

Coordenada pela Professora Jacqueline Freire, a equipe do Pibid envolvida na experiência tem se dedicado no fortalecimento da articulação do ensino superior com a educação básica no Maciço de Baturité, democratização do acesso a bens culturais e científicos, na perspectiva de uma formação com qualidade social na educação pública. Para a Coordenadora Jacqueline a experiência da escola no laboratório da Unilab oportuniza a contribuição da universidade com a qualidade do ensino público estadual, a articulação da teoria com a prática e promove a inserção social da universidade na comunidade que sedia seus Campus.

2

A atividade foi liderada pelos bolsista de Iniciação à Docência (BID) Alice Joana, do Timor Leste, e Luiz Távora, do Brasil. Contou com o apoio de outros bolsistas, assim como de técnicos e monitores do Laboratório do ICEN, dos Supervisores do Pibid e professores da EEM Camilo Brasiliense, João Paulo e Márcia Rodrigues, da Diretora da Escola, Silvanira Costa.

Formação inicial de professores

3

Estudantes brasileiros e internacionais do Timor Leste, Guiné Bissau e Cabo Verde tem qualificado também sua formação inicial de professores com as experiências oportunizadas pelo PIBID.

Na visão do bolsista Luiz Távora, que colaborou na preparação prévia dos experimentos, a atividade é uma oportunidade de vivenciar na prática um dos pilares do curso de graduação que é a interdisciplinaridade das ciências da natureza.

O sentimento comum entre os estudantes que participaram da atividade foi de satisfação por conhecer mais de perto a Unilab e poder usufruir de seus bens públicos. Além disso, este tipo de integração os anima fazer o ENEM e a, futuramente, ingressar na universidade.