IDR e ICEN realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia

Data de publicação  09/06/2016, 14:54

Professores do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) promoveram várias atividades na praça do Obelisco, centro de Redenção, no último domingo (5). O evento comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, em parceria com bolsistas e grupos de pesquisa, objetivando apresentar à comunidade os estudos desenvolvidos pela Unilab no Maciço de Baturité.

O Grupo de Pesquisa em Biologia Vegetal, através das equipes do Projeto de Extensão “Compartilhando Saberes Sobre as Plantas” e do Projeto de Pesquisa “Etnobotânica”, em comunidades quilombolas no estado do Ceará em parceria com a Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Redenção (AMMAR), realizaram doações de mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas da Caatinga, além de plantios nas praças de Redenção. Todas as espécies foram produzidas pelo grupo na Fazenda Experimental Piroás da Unilab, em um horto de produção de mudas nativas da Caatinga e Mata Atlântica.

O Programa Semear, através dos projetos “Amigo Semeador” e “Ambiente que vivo, ambiente que quero”, realizou uma oficina de produção de hortas urbanas, com o plantio de mudas de plantas medicinais e hortaliças em garrafas, bem como compostagem caseira como forma de reaproveitar os resíduos orgânicos, além da distribuição de material didático como forma de ensinar a separar o lixo, também foi realizado o cadastro do selo Amigo Semeador, que objetiva sensibilizar a comunidade sobre a problemática do lixo.

Abordando a educação ambiental por meio de livros infanto-juvenis, o projeto “Ecoleitura” trabalhou, junto ao público presente, a oficina de leitura ambiental.

O Grupo de Pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais apresentou trabalhos sobre a interação entre vespas parasitoides e aranhas do Maciço. O projeto de extensão “Fósseis, histórias de ontem para gerações de hoje”, expôs o material de fósseis recuperados na cidade de Acarape e, outros coletados da região do Cariri, no Ceará, os quais integram o acervo de Fósseis do Icen-Unilab.