Seminário Tecnológico reúne pesquisadores e aponta parcerias

Data de publicação  10/06/2016, 17:16
DSC_0057

Mesa de abertura contou com participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Marinho, do presidente do Nutec, Francisco das Chagas, do reitor da Unilab, Tomaz Aroldo Santos, de Nágila Drummond, secretária executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), substituindo o secretário Inácio Arruda, e do pró-reitor de Relações Institucionais, Edson Borges. Foto: Assecom/Unilab.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), em parceria com a Fundação do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e apoio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), realizou, no último dia 8, o “II Seminário Tecnológico: apresentação de projetos desenvolvidos pelo Nutec”, no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

O evento reuniu pesquisadores do Nutec e docentes pesquisadores da Unilab. Na mesa de abertura, participaram o reitor da Unilab, Tomaz Aroldo Santos, o presidente do Nutec, Francisco das Chagas, Nágila Drummond, secretária executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), substituindo o secretário Inácio Arruda, e o pró-reitor de Relações Institucionais, Edson Borges.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Marinho, reforça a importância do evento em pôr em contato Unilab e Nutec, que já acumula 37 anos de experiência, com pesquisas consolidadas e laboratórios bem equipados. “Uma parceria dessa natureza proporciona à Unilab a oportunidade de desenvolver projetos em conjunto e utilizar laboratórios especializados, assim como conseguir estágios para alunos da Unilab em áreas tecnológicas, como Agronomia, Engenharia, Física, Química, Matemática e Biologia”, disse.

Foto: Assecom/Unilab.

O seminário teve apresentações de projetos e grupos temáticos, durante todo o dia. Entre as linhas prioritárias de pesquisa estão Gestão de Laboratórios; Tecnologia; Engenharia de Energias; Transferência de Tecnologias para a Agricultura Familiar; Transferência de Tecnologias de Eficiência Energética e Energias Renováveis; Transferência de Tecnologias para Aproveitamento de Resíduos Sólidos; Transferência de Tecnologias em Recursos Hídricos; Construção Civil; e Transferência de Tecnologias de Baixo Custo para Convivência com o Semi-Árido.

Em agosto está prevista a segunda edição do Seminário Tecnológico, sobre planos, projetos e metas para o desenvolvimento sustentável na Região do Maciço de Baturité, com a possível participação do Nutec, Fiocruz, Amab e Seciteci.