Estudantes do curso de Agronomia divulgam ciência no V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

Data de publicação  15/06/2016, 15:48

V CBEAAGT

Cartografia social participativa, comunidade e mapeamento do uso da terra foram temáticas presentes nos trabalhos científicos apresentados pelos discentes Francisco Ivan Carlos de Oliveira e Naiane Oliveira dos Santos, ambos graduandos do curso de Agronomia da Unilab, no V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (V CBEAAGT). O evento ocorreu de 08 a 11 de junho na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Naiane dos Santos

O tema “Cartografia social na visão dos adolescentes na comunidade Umari”, do município de Pacajús foi apresentado por Naiane Santos, que abordou os princípios da cartografia social participativa, como forma de conhecer a história da comunidade. De maneira prática e rápida, envolveu os alunos da Escola Municipal Francisco Cosmo da Silva na confecção da cartografia, já que a participação da comunidade envolvida é essencial para a obtenção de dados importantes para a definição do espaço geográfico, do habitat e da organização social a partir da realidade vivenciada. Para ela, a participação neste congresso “foi significativa para vida profissional e currículo acadêmico”.

Francisco Ivan de Oliveira

Francisco Ivan Carlos de Oliveira expôs o trabalho “Cartografia aplicada ao mapeamento do uso da terra na comunidade de Umari”. O objetivo desta pesquisa foi identificar e mapear por meio da cartografia social o uso do solo, e assim, permitindo que os produtores planejem a forma de realizar a agricultura, sendo mais sustentável ambiental e socioeconomicamente. Segundo Ivan, “o evento proporcionou experiências novas, visões diferentes sobre a educação ambiental e gestão territorial, e ainda, fomentou a importância da cartografia social na compreensão do conhecimento espacial e ambiental das populações locais”.

Os trabalhos foram orientados pelas professoras do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Rafaella da Silva Nogueira e Daniela Queiroz Zuliani, junto à disciplina de Práticas Agrícolas XII do curso de Agronomia da Unilab, que têm como foco a vivência em assistência técnica e extensão rural. Os mapas de uso do solo elaborados pelos estudantes e agricultores serão apresentados aos proprietários rurais da comunidade de Umari durante a disciplina de Práticas Agrícolas XIII, ao final deste trimestre (2015.3).

BOTAO AVALIE