Palestra sobre os 40 anos de independência de Angola acontece nesta sexta-feira (17), no Campus dos Malês

Data de publicação  16/06/2016, 16:53

bandeiraAngola1

Nesta sexta-feira (17), acontece a palestra “Angola, 40 anos de independência: os desafios da construção de uma nação”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Juvenal de Carvalho. A ação será no auditório do Campus dos Malês, às 14h30h.

A iniciativa faz parte do “Encontro dos Grupos de Pesquisa: História da África e da Diáspora Africana nas Américas e Representações e Práticas Históricas das Ilhas Lusófonas na África e na Baía de todos os Santos/BA, organizado pelos professores (a) Fábia Ribeiro e Pedro Leyva.

Sobre o palestrante:

Professor de História da África da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; leciona na graduação em História, na especialização em História da África e da Diáspora africana e também no Mestrado Profissional em História da África e da Diáspora africana.

Integra os Grupos de Pesquisa: NEAB-UFRB, linha sobre Áfricas: Histórias e historiografia e o ARÓYÉ, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação para as Relações Etnicorraciais, Educação Patrimonial e Ensino de História Atualmente faz o Doutorado em História na PUC/SP, com o projeto que discute “As notícias da África na imprensa brasileira”. Formado na Universidade Federal da Bahia, concluiu a Licenciatura em História (1997); o Bacharelado em História (1999) e o Mestrado em História Social (2002). Coordenou a Licenciatura em História das Faculdades Jorge Amado, desde o início em 2003 até 2006, quando o curso foi reconhecido com conceito máximo pelo MEC. Trabalhou na licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) lecionando, como professor substituto as disciplinas História da África e Tópicos especiais em História da África. Trabalhou em curso de Pós-graduação na Faculdade de Tecnologia e Ciências – educação a distância (FTC EAD) lecionando História da África. Lecionou também História da África e metodologia do ensino de História e cultura afrobrasileira em cursos de pós graduação presencial promovidos pelas Faculdades São Salvador e FACCEBA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Angola, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África, Ensino de História da África, História das relações Brasil-África, História de Angola e formação de professores de História. Tem ainda participado de diversas atividades como debates, seminários, mesas redondas e palestras sobre as implicações da Lei 10.639. Filiado à ANPUH, é integrante da coordenação do GT de História da África da ANPUH-BAHIA. . Na UFRB, coordenou a especialização Teoria e Métodos da História, foi chefe do Núcleo de relações com a África e Pró-Reitor de Planejamento.