Programa Pulsar promove aula magna sobre formação de profissionais em História

Data de publicação  22/06/2016, 17:37

Contando uma nova história - Pulsar- Unilab

“A Formação de Profissionais em História: entre a pesquisa e a docência” é o tema da primeira aula magna do Programa Pulsar, a ser proferida pela professora de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adelaide Gonçalves. Será na próxima terça-feira (28), a partir das 19h, no auditório do bloco administrativo, do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Como parte do projeto “Contando uma Nova História” e com o apoio do curso de Licenciatura em História, o evento busca contribuir para a reflexão sobre o processo de formação e o ofício de historiador no contexto atual em que os limites, as potencialidades e os desafios no campo da educação básica e superior no Brasil se encontram em constante renovação.

A convidada palestrante, professora Adelaide Gonçalves, pretende abordar aspectos pertinentes ao processo formativo dos estudantes de História, com o intuito de articular o debate sobre as práticas de ensino e de pesquisa.

Sobre a palestrante

Adelaide Gonçalves é professora associada da Universidade Federal do Ceará, tem doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado no Instituto de História e Teoria das Ideias, da Universidade de Coimbra, além de ser professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A pesquisadora tem experiência nas áreas de Teoria da História, História do Brasil e História de Portugal.

BOTAO AVALIE