Café com Letras apresenta a palestra “Linguagem Online como Textos e Práticas na Sala de Aula”

Data de publicação  01/07/2016, 09:31

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O Projeto Café com Letras realiza na próxima quarta-feira (06), no Auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 16h, a palestra “Linguagem Online como Textos e Práticas na Sala de Aula”. A palestra será ministrada pela professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus de Limoeiro do Norte, Ana Maria Lima.

Segundo a professora, as tecnologias estão cada vez mais acessíveis, fazendo parte das experiências vividas e engajando-as em uma infinidade de práticas. Isso tem levado a investir no emprego de um gênero recorrente em redes sociais (memes) para fins didáticos.

“Apresentamos, para esse momento, a experiência de práticas de letramento digital em atividades presentes nas aulas de Literatura com o uso de memes como ferramenta para a efetivação da leitura do texto literário. Assim, consolidamos o objetivo desse trabalho quando intencionamos apresentar estratégias de ensino que desenvolvam o letramento literário dos alunos, a partir da leitura de crônicas e contos”, detalha Ana Maria Lima.

Ana Maria Lima, professora da UECE, no campus de Limoeiro do Norte.

Sobre a palestrante:

Ana Maria Lima concluiu Doutorado e Mestrado em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Linguística e na Formação de Professores. Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor.  Atualmente é coordenadora do Programa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL, UECE.

Sobre o projeto:

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), está sendo organizado pela professora Otávia Marques de Farias (Coordenadora) e pelo Professor Kennedy Nobre (Vice-Coordenador). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO AVALIE