Comemoração do 41º Aniversário de Independência de São Tomé e Príncipe acontece a partir desta segunda-feira (11)

Data de publicação  07/07/2016, 15:04

A República Democrática de São Tomé e Príncipe teve sua autonomia em 12 de julho de 1975. Tornou-se independente sob a bandeira do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), após 490 anos sob domínio português. A partir de hoje, segunda-feira (11), a Unilab comemora o 41º aniversário de Independência de São Tomé e Príncipe, sob a temática “Tela Non Cloçon Non” (Nossa terra, nosso coração). O evento conta com atividades científicas, artísticas e culturais em Redenção e no Maciço de Baturité/CE.

Programação
Como abertura comemorativa, dia 11, a Exposição Fotográfica “Lá em São Tomé e Príncipe” vai apresentar as paisagens, trajes típicos, gastronomia, locais históricos e também fatos da vida cotidiana das ilhas que compõem estes países, a partir das 18 horas, no pátio do Campus da Liberdade.

O evento conta com duas palestras no Auditório do Bloco Didático do Campus da Liberdade, que serão ministradas pelo professor Gerhard Seibert, convidado da Unilab de São Francisco do Conde/BA. A primeira, “Luta pela independência e Descolonização”, acontece na segunda-feira (11) a partir das 19h30 e a segunda, “Desenvolvimento político e econômico no período pós-colonial”, acontece na terça-feira (12), às 9 horas. Além das palestras, haverá uma Mostra de Documentário sobre a história de São Tomé e Príncipe.

Na terça-feira (12), a programação com atividades culturais envolve o grupo de danças tradicionais de São Tomé e Príncipe, com apresentação de Puíta, a Ussúa, a Deixa, o Bulauê e o Betôdo, desfile de trajes tradicionais do cotidiano santomense, amostra gastronômica típica, músicas do grupo A.Se.Front, Dimas Teixeira “Kapivara” com os Mozangola e “Bomu Kélé” do grupo Os Calema, além do grupo de teatro e recital de poemas e mostra audiovisual, apresentação de trabalhos, fotos e vídeos.

As atividades da quarta-feira (13) envolvem a Mostra Audiovisual que apresenta documentários retratando o cotidiano de São Tomé e Príncipe e a Mostra Científica com o tema “Um olhar sobre os 41 anos de Independência de São Tomé e Príncipe: Desafios e perspectivas”.

Como proposta de atividade pré-Festival das Culturas da Unilab, dia 17, a mostra de atividades culturais e exposição de fotos dos países de São Tomé e Príncipe leva a cultura e a arte típica das ilhas ao Maciço de Baturité/CE.

BOTAO AVALIE