Homenagens marcam encerramento da Especialização Uniafro

Solenidade de encerramento do Curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar Uniafro.
Ocorreu no último dia 8 o encerramento do Curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar Uniafro, com muita emoção e homenagens à secretária do curso, Ana Paula Lopes, à supervisora, Francineide Goergen, e a todos os estudantes, representados pela aluna Honorata Dias.
Compuseram a mesa do evento o vice-reitor da Unilab, Aristeu Lima; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Jober Sobczak; a coordenadora do Curso de Especialização Uniafro, Vera Rodrigues; a coordenadora institucional do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor), Eveline de Abreu; a coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Uniafro, Rebeca Meijer; e a diretora de Educação Aberta e a Distância, Maria Aparecida da Silva.
A professora Rebeca Meijer destacou a felicidade em participar do momento. “Foi muita luta para fazer acontecer esta primeira edição do curso. Estamos inaugurando um processo e foi um exercício que aprofundou o conhecimento e política de levar formação de professores na perspectiva do combate ao racismo, à intolerância de toda ordem”, disse.
Já a professora Vera Rodrigues enfatizou o envolvimento de toda a equipe e a diferença que a formação fará na atuação dos professores em sala. “Os professores especialistas deverão inserir o tema da lei 10.639/03 de forma estruturante nas disciplinas em que atuam”, sublinhou.
Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad) da Unilab, Maria Aparecida Silva sinalizou o interesse em abrir novos cursos com a mesma temática. “Queremos que mais professores possam ter a mesma oportunidade que essa turma teve. Temos confiança de que aquilo que vocês aprenderam aqui irão aplicar”, afirmou.
O vice-reitor, Aristeu Lima, ressaltou a importância da temática do curso, ligada à defesa dos Direitos Humanos, para a Unilab, e parabenizou os especialistas pela persistência e investimento na própria educação. “É um grande desafio. Todo mundo trabalha e tirou um tempo, que poderia ser dedicado à família, para estudar. A Unilab é essa universidade especial, não só no nome, e vocês vão ostentar um diploma nosso, o que para nós é muito caro. Esperamos que essa passagem seja uma porta que abra muitas outras”, declarou.