II Simpósio Permanente Científico acontece dia 15 com tema “Comportamento Animal”

Data de publicação  12/07/2016, 16:59
Foto: 1º SPeCIE I

A segunda edição do Simpósio Permanente Científico (SPeCIE II) acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 12h30, no auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE com a temática “Comportamento Animal”.

Difundir pesquisas e inovações de interesse comum, esse é o objetivo dos eventos acadêmicos. Assim, o SPeCIE II tem a proposta de apresentar e discutir pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica da Unilab através de palestras, de forma permanente, em intervalos de 15 a 30 dias. As temáticas que serão apresentadas envolvem as áreas das Ciências Biológicas, Agrárias e demais áreas de pesquisas.

Sob a realização do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais, tendo como moderador o professor Jober Sobczak, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab), este segundo encontro do SPeCie II traz a temática “Comportamento Animal” com a palestra sobre a alteração comportamental induzida por insetos parasitoides.

Os temas fazem parte do objeto de Estudo dos Projetos de Pesquisas seguintes: (PIBIC 2015-2016) Manipulação comportamental em Anelosimus baeza (Araneae: Theridiidae) induzida pela vespa parasitoide Zatypota sp. (Hymenoptera: Ichneumonidae); Funcap/BPI (2016-2018): Manipulação comportamental induzida por vespas parasitoides do grupo polysphincta (hymenoptera, ichneumonidae) em aranhas construtoras de teias no maciço de Baturité; e CNPq Universal (2014-2017): Interações entre vespas parasitoides do grupo de gêneros Polysphincta (Hymenoptera, Ichneumonidae, Pimplinae) e aranhas construtoras de teias orbiculares (Nephilidae, Araneidae, Tetragnathidae) na Serra de Baturité/CE.

Foram convidados para participar do evento os discentes do curso de Biologia, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) da Unilab, Letícia Franco de Almeida Costa e João Lucas Vitorio Ribeiro Carvalho.

Os interessados em apresentar suas pesquisas nos próximos simpósios devem entrar em contato com os organizadores, os integrantes do Grupo de Pesquisa em Biologia Vegetal da Unilab.

BOTAO-AVALIE