Morre ex-ministra da Seppir, Luiza Bairros, aos 63 anos

Data de publicação  12/07/2016, 17:10

Morreu nesta terça-feira (12) a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/Presidência da República), Luiza Bairros, que lutava contra um câncer de pulmão.

Durante inauguração do Campus dos Malês, Luiza Bairros ao lado da então reitora, Nilma Lino Gomes. Foto: Unilab.

O Núcleo de Promoção da Igualdade Racial Kabengele Munanga, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (NPIR/Propae), divulgou nota lamentando a perda. “O NPIR/Propae, representado por sua coordenadora, professora Sueli Saraiva, lamenta o falecimento, na data de hoje, da Dra. Luiza Bairros, uma das mulheres negras brasileiras mais atuantes no enfrentamento ao racismo e pela igualdade de gênero em nosso país. Formando com a Dra. Matilde Ribeiro (sua antecessora) e a Dra. Nilma Gomes (sua sucessora) um trio de mulheres guerreiras e exemplares à frente da Seppir-PR, exemplifica a perseverança de uma luta que é de toda a nossa sociedade”, declara a nota. Grande apoiadora da missão institucional da Unilab, Luiza Bairros esteve na inauguração do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/Bahia, em maio de 2014.

A professora e pesquisadora tinha doutorado em Sociologia, pela Universidade de Michigan – USA, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU), e foi ministra da Seppir entre 2011 e 2014.

BOTAO-AVALIE