“As narrativas de si no Twitter” é a temática do Café com Letras da próxima quarta-feira (20)

Data de publicação  15/07/2016, 13:49

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O projeto de extensão Café com Letras apresenta, na próxima quarta-feira (20), a palestra “As narrativas de si no Twitter”, com a professora de Letras do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab, Maria Leidiane Tavares. O evento será às 16 horas, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

As redes sociais têm se constituído, cada vez mais, como espaços de interação cotidiana, nos quais os sujeitos realizam trocas sociais e investem muito tempo, permanecendo “on-line” por todo dia e noite. Nesse contexto, a proposta da palestra é discutir brevemente a interação dos sujeitos nas redes sociais da web – o Twitter, a partir da análise das narrativas publicadas nos perfis.

Discutindo as estratégias dramatúrgicas de que os sujeitos se valem para a construção de suas narrativas de si no Twitter, a pesquisadora sugere a existência de um investimento dinâmico que os sujeitos fazem na construção e manutenção de seus projetos de autoapresentação, baseados em um si de nota entusiástica, irônica e autodepreciativa.

Sobre a palestrante

Doutora e mestre em Linguística e licenciada em Letras – Português – Literatura Vernácula (2007), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (Gelda-UFC) e do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (Tede-Unilab), realiza pesquisa sobre os seguintes temas: discurso autobiográfico, narrativas de si, interação, redes sociais, escrita acadêmica e autoria.

Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), está sendo organizado pela professora Otávia Marques de Farias (coordenadora) e pelo professor Kennedy Cabral Nobre (vice-coordenador). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

BOTAO-AVALIE