II Simpósio Permanente Científico (SPeCIE II) apresentou o “Comportamento Animal” e a “Manipulação Comportamental Induzida por Parasitas e Parasitoides”

Data de publicação  19/07/2016, 16:46
00_IMG_0605

Foto: Unilab

No último dia 15, o Grupo de Pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais promoveu o II Simpósio Permanente Científico (SPeCIE II), no Campus da Liberdade. O simpósio foi moderado pelo professor Jober Sobczak, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab), que trouxe como temas o “Comportamento Animal” e a “Manipulação Comportamental Induzida por Parasitas e Parasitoides”.

A proposta do SPeCIE é apresentar e discutir pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica da Unilab através de palestras, de forma permanente, em intervalos de 15 a 30 dias. As temáticas a serem apresentadas envolvem as áreas das Ciências Biológicas, Agrárias e demais áreas de pesquisas.

00_IMG_0610

Este segundo encontro do SPeCie II, com o título “Manipulação Comportamental Induzida por Parasitas e Parasitoides”, teve o apoio da Proppg, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cerca de 60 pessoas participaram do evento entre alunos, professores e os convidados João Lucas Vitório e Letícia Franco, ambos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, com habilitação em Biologia, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab) e bolsistas do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização (BPI) da Funcap.

00_IMG_0609

A palestra trouxe informações sobre “Os Zumbis do Maciço”, alguns seres vivos que manipulam o comportamento de outros a fim de promover a própria sobrevivência e reprodução. Os palestrantes mostraram exemplos de algumas espécies de vespas que se utilizam de aranhas como hospedeiros para sua larva parasitoide e fungos do gênero Ophiocordyceps que manipulam o comportamento do seu hospedeiro a ponto de favorecer o seu crescimento e a reprodução.

Todos os resultados apresentados no evento foram encontrados na região do Maciço de Baturité, local onde a Unilab está inserida.

BOTAO AVALIE