Grupos de Pesquisa do Campus dos Malês realizam palestra nesta quinta-feira (28), às 18h30

Data de publicação  27/07/2016, 12:19

Acontece nesta quinta-feira (28), às 18h30, no auditório do Campus dos Malês, a palestra “Chinua Achebe e o romance de fundação africano”, ministrada pela professora do curso de Letras da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Alyxandra Gomes Nunes.

A ação faz parte da disciplina “Colonização e resistência na África Contemporânea”, na qual a literatura é utilizada como ferramenta para deslindar o passado colonial, expressada na obra de Achebe “A flecha de Deus”.

A palestra está sendo realizada pelos Grupos de Pesquisa “História da África e da Diáspora Africana nas Américas” e “Representações e Práticas Históricas das Ilhas Lusófonas na África e na Baía de todos os Santos/BA”, coordenados pelos professores Fábia Ribeiro e Pedro Leyva, respectivamente

Sobre Alyxandra Gomes Nunes:

fabia

Atualmente, professora do Curso de Letras/Inglês, da Universidade do Estado Bahia (Uneb) e Doutora em Estudos Étnicos & Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa sobre a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e a guerra de Biafra. Por conta do doutorado, já viajou a vários países da África, para complementar a formação acadêmica. Realizou o curso de Mestrado em Teoria e História Literária, pela Universidade Estadual de Campinas (2005), com dissertação sobre Literatura Africana, em especial sobre Chinua Achebe e Graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal Fluminense.

BOTAO-AVALIE