Programa Pulsar realiza mostra de projetos de extensão

Data de publicação  18/08/2016, 17:00
Pulsar II

Foto: Mostra de Projetos de Extensão do Pulsar

O Programa Pulsar, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, realizou, na última sexta-feira (12), na Unidade Acadêmica dos Palmares, uma mostra de projetos no intuito de promover um ambiente de inovação entre os diferentes públicos presentes. Foram realizadas apresentações de Pitches (apresentação focada na transferência de tecnologias) e sumários de tecnologias (banners) por equipes formadas entre duas turmas do curso de Engenharia de Energias e os tutores júnior do Pulsar do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds).

O evento contou com a presença do vice-reitor Aristeu Lima, do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), John Félix, coordenador do Unilabore, Sérgio Servilha, da pró-reitora de graduação (Prograd), Andréa Linard, dos professores Ieds, Maria Cristiane, José Cleiton, Francisco Werley e José Maria, além dos estudantes da disciplina de Introdução à Engenharia e de Metodologia do Trabalho Científico.

Dentre as ações que o projeto de extensão desenvolveu, os estudantes visitaram as escolas de ensino médio da região do Maciço de Baturité, onde aplicaram os projetos na prática com ideias simples e resultados positivos. Nestas escolas os alunos aplicaram experimentos de baixo custo para serem usados como incentivo ao estudo nas salas de aula. Desta forma, podem gerar mais resultados a partir do engajamento futuro dos estudantes e professores. Os trabalhos foram avaliados com excelência pelos professores e gestores da Unilab.

Pulsar III

Segundo a professora do Ieds, Maria Cristiane Martins, o objetivo do Programa Pulsar é “fortalecer nossas graduações, além de propiciar que os futuros profissionais estejam o mais próximo dos reais problemas enfrentados pela sociedade, seja ela no Maciço de Baturité, em outras regiões brasileiras ou nos diferentes países de língua portuguesa e demais países”, declara.

Durante o andamento dos projetos, os estudantes tiveram formação na área de novas ferramentas comerciais para a disseminação de tecnologias sociais e treinamento em liderança.

Para o estudante André Lucas do curso de Engenharia de Energias, a inserção dos estudos práticos através deste projeto de extensão do Pulsar “nos concedeu um incentivo a mais ao colocar a prática para instigar os alunos”, relata.

BOTAO-AVALIE