Projeto de Extensão Café com Letras discute a empatia e suas formas de manifestação

Data de publicação  08/09/2016, 09:24

CAFE-COM-LETRAS-destaque

Por que somos capazes de não somente observar, mas também de perceber os estados mentais e emocionais de pessoas que não conhecemos, mesmo quando, muitas vezes, elas tentam esconder? E ainda, como somos aptos a perceber e a entender o sofrimento de pessoas nunca antes vistas por nós? Esses são alguns dos questionamentos que fará parte da palestra “A empatia e suas formas de manifestação”, com a professora Kaline Girão.

Esta palestra, que faz parte do Projeto de Extensão Café com Letras, acontece na próxima terça feira (13), a partir das 16h, Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

“A empatia, essa habilidade humana de compreender os sentimentos dos outros, ajuda a promover conexões sociais, estreitar laços e construir pontes para comportamentos cooperativos entre membros do mesmo grupo social”, reflete Kaline Girão, acrescentando: “Refletiremos sobre o conceito de empatia, suas definições e trataremos sobre duas formas de empatia (básica e avançada), baseadas em Hodges e Lewis (2012). Essas reflexões serão úteis para melhor compreenderemos o aspecto multidimensional e dinâmico da empatia, assim como a forma que esse sentimento se desenvolve em nossos pensamentos e em nossas falas.

Professora da Unilab, Kaline Girão Jamison.

Sobre a palestrante

Karine Girão é doutora em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Ceará, possui graduação em Letras pela Universidade de Fortaleza (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Professora Adjunta do setor Língua Inglesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Também coordena o grupo de pesquisa COMPLIC (Comportamento, Linguagens e Cultura) e é membro do GELP-COLIN, atuando principalmente nos seguintes temas: metáforas, conceitualização, violência, categorização, modelos cognitvos, violência conjugal e empatia.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quinta edição (2016-2017), está sendo organizado pela Profa. Dra. Claudia Regina Rodrigues Calado (Coordenadora) e pela Profa. Dra. Maria Leidiane Tavares Freitas (Vice-Coordenadora). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.